A Geologia

É uma área ocupada por extensas manchas de granitos (idade: 298 a 280 mais ou menos 10 milhões de anos) e por pequenas faixas xistosas, de origem sedimentar, posteriormente transformadas em rochas metamórficas, sobretudo pelo fenómeno de metamorfismo regional e de contacto, este devido à granitização herciníca. A idade destas rochas varia do Precâmbrico-Câmbrico (mais de 600 milhões de anos) ao Silúrico (435-395 milhões de anos).

Estas formações geológicas dominantes são atravessadas por numerosos filões de quartzo, de pegmamites graníticas e de dolerites. Existem variadas falhas nas formações rochosas, entre as quais a do vale da Peneda e a do vale do Gerês, esta responsável pelo termalismo das águas daquelas caldas.
Os aspectos dominantes que caracterizam a morfologia da área são essencialmente condicionados pelos seus tipos de rochas, pelas suas estruturas geológicas (falhas e diáclases), pelas consequências da sua meteorização (penhas, bolas, arenas, etc.) e pelos efeitos da glaciaçãodo Würm (período recente da história da Terra iniciado há 80 000 anos e terminado há 10 000 anos).
Os efeitos desta glaciação (circos glaciares, moreiras, rochas aborregadas, etc.) podem observar-se nos pontos mais elevados da Serra do Gerês, nos quais existiram glaciares nas cabeceiras de alguns rios (Homem, Couce-Coucelinho). Nas zonas não cobertas pelas massa de gelo e degelo da água que impregnava as rochas.
Com todas estas belezas penso que a melhor coisa será mesmo fazer uma visita ao Parque Nacional da Peneda Gerês, tenho a certeza que ficaria apaixonado.

2024 Associação Amigos de Vila Nova